O que são os Hedge Funds?

Investidor de Hedge FundsSaiba o que são os Hedge Funds (ou em português, Fundos Hedge). Descubra porque este é um dos termos financeiros mais falados no mundo dos investidores profissionais. Conheça melhor este tipo de investimento.

Os Hedge Funds são um tipo de fundo de investimento privado acessível apenas a um número limitado de pessoas, já que o montante ou capital mínimo para investir é muito elevado. Segundo o tipo de fundo, o investidor deverá cumprir um dos seguintes requisitos: ser um investidor acreditado ou cliente qualificado. Muitas vezes, os fundos hedge não necessitam de estar registados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pelo que são considerados como fundos secretos ou não regulados.

Guia Hedge Funds

O termo hedge pode ser traduzido como “cobertura”, embora isto não significa sempre que se utiliza uma técnica deste tipo. Na realidade, os hedge funds empregam uma grande variedade de estratégias e, em algumas ocasiões, nem sequer estão “cobertos” contra o mercado.

Este tipo de fundos são estruturados em forma de associações, sendo o sócio geral o administrador da carteira de investimentos, o qual está encarregado de tomar as decisões quando ao investimento, enquanto outros investidores exercem o trabalho como sócios limitados.

O objetivo dos gestores de fundos hedge é de obter benefícios muito mais elevados que os fundos de investimento tradicionais ou outros veículos de investimento, e ao mesmo tempo não querem estar a depender de um mercado. Em muitas ocasiões, os mercados financeiros com alta volatilidade são os escolhidos, já que muitas vezes produzem melhores resultados.

Se bem que os Hedge Funds não estão propriamente pensados para não ser regulados, os gestores deste tipo de fundos e as corretoras estão sujeitas às mesmas regras e regulações de mercado que qualquer outro agente da bolsa de valores. A vantagem dos Hedge Funds está na possibilidade de aplicar uma ampla variedade de estratégias e em poder investir em muitos mais produtos básicos que os fundos de investimento tradicionais, como por exemplo, bens imóveis, arte, produtos agrícolas e até domínios web. O gestor de Hedge Funds pode colocar em prática a técnica de alavancagem, vendas a descoberto, troca de empréstimos por ativos, entre outras formas, de forma a obter a máxima rentabilidade para os seus clientes.

Contudo, embora os investidores possam ter ganhos superiores à médios, os Hedge Funds têm a fama de serem arriscados e, por este motivo, só poucos investidores é que escolhem investir dinheiro. Uma pessoa da classe média, por exemplo, poderia perder todas as suas poupanças de uma vida inteira de trabalho ao investir numa operação assim tão arriscada.