O que é o Fundo Monetário Internacional (FMI)

Fundo Monetário InternacionalVocê sabe o que é o FMI ou Fundo Monetário Internacional? Descubra o que é o FMI, os membros deste organismo internacional, a sua história e objetivos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é um organismo intergovernamental que foi criado em 1945 pela ONU com base nos acordos de Bretton Woods, cujos objetivos são promover políticas cambiais sustentáveis a nível mundial, facilitar o comércio internacional e reduzir a pobreza a nível mundial.

Os objetivos do FMI são de estabilizar os tipos de câmbios a nível internacional e facilitar o desenvolvimento através da influência nas políticas económicas dos países como condição de obter empréstimos, alívio da dívida e ajudas financeiras. Também oferece empréstimos com diferentes níveis de condicionalidade, principalmente a países mais pobres. A sua sede fica localizada em Washington DC. Este organismo foi diversas vezes criticado devido à sua influência relativamente alta no desenvolvimento dos países e em assuntos mundiais de elevada importância.

Guia sobre o FMI

O Fundo Monetário Internacional é um dos organismos especializados da ONU. Foi concebido originalmente em julho de 1944 com 45 membros. Entrou em funcionamento em dezembro de 1945 quando 29 países assinaram um acordo com o objetivo de estabilizar todos os tipos de câmbio e ajudar a reconstrução do sistema mundial de pagamentos internacionais. Esses países criaram a formação para o fundo ao qual podiam pedir empréstimos de dinheiro, com caráter temporário, os países com desequilíbrios na sua balança comercial. O FMI foi importante quando foi criado porque ajudou na estabilização do sistema económico a nível internacional. Atualmente, o FMI é descrito como uma organização de 187 países que trabalhar para fomentar a cooperação monetária mundial, assegurar a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover o aumento do emprego e o crescimento económico sustentável, assim como reduzir a pobreza.

Objetivos do FMI

O objetivo do FMI segundo os seus estatutos é evitar as crises nos sistemas monetários promovendo nos países membros a adoção de medidas na política económica. Além disso, como o seu nome indica, o FMI é um fundo em que os países membros podem recorrer para resolver os seus problemas de balança comercial que podem, de forma pontual, e com caráter temporário. Também promove a cooperação internacional na relação dos sistemas monetários internacionais para facilitar o comércio através da capacidades produtiva.

Desde a sua fundação, um dos principais objetivos tem sido manter a estabilidade e os regimes cambiais ordenados para conseguir a estabilidade nos sistemas monetários para evitar depreciações cambiais competitivas, facilitar um sistema multilateral de pagamentos e de transferências para as transações tratando de eliminar as restrições que dificultam a expansão do comércio mundial. Também atua como órgão assessor para os governos e bancos centrais no desenvolvimento de sistemas de contabilidade pública. Resumidamente, os objetivos do Fundo Monetário Internacional são:

  • Promover o intercâmbio monetário internacional
  • Facilitar a expansão e crescimento equilibrado do comércio internacional
  • Promover a estabilidade nos intercâmbios de divisas
  • Facilitar o estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos
  • Realizar empréstimos ocasionais aos membros que tenham dificuldades na sua balança comercial
  • Acordar a duração e diminuir o grau de desequilíbrio nas balanças de pagamento dos países membros

Poderá encontrar mais informação sobre o FMI através do seu site oficial, em www.imf.org (International Monetary Fund) ou em www.worldbank.org (The World Bank).