O que é o Bitcoin?

Aprende tudo o que deves saber sobre Bitcoins. É a moeda virtual mais usada em todo o mundo. Podes usar para comprar qualquer coisa. Bem-vindo à revolução!

O que é o Bitcoin?

A MARKETS.COM aceita investidores.
Deposita agora $100 ou 100€!!.
O Bitcoin é uma criptomoeda (ou moeda virtual), criada e armazenada online. Ninguém controla. Nem os Bitcoins podem ser imprimidos, como dólares ou euros – são mineradas através de grandes farms de mineração e através de cloud mining à volta do mundo, usando software que resolve problemas matemáticos.

É o primeiro exemplo de uma nova categoria de dinheiro que nasceu com a Internet – as criptomoedas. Caso ainda não percebas como funciona o Bitcoin, as vantagens ou porque todas as pessoas estão a usar, este vídeo em Português vai ajudar a compreender.


Quem criou o Bitcoin?

A história diz que foi criado por um Programador de Software chamado Satoshi Nakamoto, que propôs o Bitcoin, como um meio de pagamento digital baseado em provas matemáticas. A ideia era produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, transferível digitalmente, mais ou menos instantânea, com custos de transação muito baixos.

Craig Wright, o empreendedor australiano que criou o Bitcoin e usava o pseudónimo Satoshi Nakamoto
Craig Wright, o empreendedor australiano que criou o Bitcoin e usava o pseudónimo Satoshi Nakamoto

Foi assim… que nasceu o Bitcoin!

Só por curiosidade o pseudónimo escolhido pelo criador, tem um grande significado. Satoshi significa “pensamento claro, raciocínio rápido, sábio“. Naka significa “médio, dentro ou de relacionamento“. Moto significa “origem” ou “fundação“.

Durante vários anos, várias pessoas tentaram desvendar quem seria o verdadeiro Satoshi Nakamoto, mas sem sucesso. Todas as tentativas provaram-se inúteis.

Em 2016, foi revelado quem é o criador do Bitcoin. Craig Wright, um Empreendedor natural da Austrália, veio a público afirmar que é o criador da criptomoeda e apresentou várias provas.

Usou o pseudónimo Satoshi Nakamoto para ninguém saber a sua verdadeira identidade e criar um mistério por detrás da criptomoeda mais usada.

Foi notícia em vários sites internacionais e na TV. Esta foi a notícia da BBC!

O que define o valor ou preço do Bitcoin?

O dinheiro tradicional é baseado no ouro e na prata. Teoricamente, por cada dólar ou euro que tens no Banco, podes conseguir algumas gramas de ouro de volta (embora não seja assim que funcione na prática). Mas, o Bitcoin não é baseado no ouro, é baseado na matemática

O preço do Bitcoin varia consoante a lei da procura e oferta. Quanto mais procura houver, maior será o preço do Bitcoin. Se for menor, o preço do BTC vai ser menor.

À volta do mundo, milhares de pessoas estão usando programas que seguem fórmulas matemáticas para produzir Bitcoins. Estão a minerar Bitcoins. A fórmula matemática está disponível gratuitamente, para que qualquer pessoa possa verificar.

Caraterísticas do Bitcoin

O Bitcoin tem várias caraterísticas importantes que a tornam numa moeda diferentes das moedas controladas pelos governos:

  1. Descentralizada
  2. Fácil de usar
  3. Anónima
  4. Completamente transparente
  5. Comissões de transação são muito pequenas
  6. É rápido
  7. Não é reembolsável

Se a tua ideia é que o Bitcoin é uma moeda de brincar, está na hora de mudares de opinião. Hoje em dia, milhares de negócios e sites aceitam Bitcoins para pagar coisas que antes pagavas usando Cartão de Crédito ou Transferência Bancária, tudo isto em alguns segundos e sem taxas – ou taxas muito baixas.

Aprende como comprar Bitcoins ou os conceitos principais da mineração de Bitcoins.