O que é a Recessão Económica

Recessão EconómicaSaiba o que significa o termo recessão económica. Melhore os seus conhecimentos sobre economia. Aprenda quando é que deve ser usado este termo.

Nos últimos dias tem estado na moda o tema da recessão económica nos Estados Unidos e na Europa, dado as bolsas de valores de diversos índices estiveram a cair fortemente. Mas o que é a recessão? A recessão económica é um decrescimento da economia, da produção do produto interno de um país. Quando a economia, não só deixa de crescer, mas também apresenta um crescimento negativo, existe uma diminuição substancial na produção, estando perante uma recessão económica, que se for muito prolongada, pode ser considerada como uma depressão.

Guia Recessão Económica

Antes de uma recessão económica, normalmente sentimos uma diminuição do nível de crescimento da economia, ou desaceleração da economia, logo, se for muito prolongada, pode se converter em recessão económica. Quando um país está em recessão, os consumidores deixam de gastar dinheiro com medo do futuro económica, fazendo com que a sociedade não consuma, e ao diminuir o consumo, as empresas ficam com mais stock disponível que ninguém compra, provocando um colapso no setor empresarial, levando ao despedimento de milhares de trabalhadores e até ao fecho de diversas empresas.

O fecho de empresas e o despedimento de trabalhadores acrescenta ainda mais problemas à crise. Ninguém quererá investir nem gastar dinheiro em tempos como este. Muitas pessoas não poderão pagar os seus créditos, e ninguém quererá pedir dinheiro emprestado por falta de capital, podendo fazer com que a economia colapse.

Quando a desconfiança é generalizada, quando as pessoas não acreditam na economia a situação vai de mal a pior e torna-se difícil de sair. A recessão, normalmente pode ser acompanhada por uma deflação, dado que ao diminuir a procura, apresenta-se uma sobre-oferta de bens e serviços que poucos querem comprar, o que faz com que os preços diminuam.

As empresas, para fazer os seus stocks diminuir, têm que oferecer produtos a preços baixos, trabalhando a perder, o que afeta a sua capacidade de produção, e como a capacidade de produção de um país, é a soma de todos os fatores e elementos produtivos, o país inteiro terminará com problemas.

Artigo classificado como:

  • recessão econômica