O que é a Política Monetária

Política MonetáriaSaiba o que é a política monetária e como é importante para o desenvolvimento de um país ou continente. Descubra mais sobre este termo de economia.

A política monetária refere-se ao conjunto de decisões as autoridades monetárias adotam com a finalidade de tornar estável o valor do dinheiro e evitar desequilíbrios permanentes na balança comercial, e de exercer influência sobre as taxas de juro e a inflação. Quando se fala de temas monetários está a se fazer referência a temas relacionados com o dinheiro, particularmente com a moeda.

Guia sobre Política Monetária

As medidas que podem adotar a dita autoridade afetam a oferta monetária. A oferta monetária é o volume de dinheiro que se encontra disponível na economia de um país num determinado momento. Esta corresponde, na sua forma mais simples, ao efetivo que se encontra em poder da população e nos depósitos em contas correntes nos diversos bancos do país, os quais são transferíveis por meio de cheques. A oferta monetária tem uma forte influência sobre diversos aspetos, como a inflação e a desaceleração da economia.

Para poder controlar a oferta monetária, os Bancos Centrais utilizam ferramentas, como é o caso das taxas de juro (aumentando para incentivar a poupança ou diminuindo para incentivar o consumo), os volumes de crédito, o encaixe bancário (aumentando para reduzir o dinheiro em circulação ou reduzindo para obter o efeito contrário), a emissão de dinheiro, o movimento internacional de capitais, etc.

A política monetária está estreitamente ligada à política cambiaria (para garantir o controlo adequado da quantidade de dinheiro em circulação) e a política fiscal (quando a autoridade monetária deve conceder créditos ao setor fiscal ou financiar-se através do seu défice).

Para terminar, temos que a política monetária tem um grande poder de influência sobre aspetos como o investimento, na medida que é através deste mecanismo que é possível estimular ou desestimular a poupança, elemento básico do investimento. Uma política monetária pode conduzir a que as pessoas prefiram investir ou poupar, o que influência diretamente sobre o crescimento económico e o desemprego. A implementação das medidas certas pode fazer que a economia de um país torne-se dinâmica ou estagne.