Como Funciona a Mineração de Bitcoins?

Tudo o que deves saber sobre mineração de Bitcoins. Como funciona o Bitcoin mining em Português. Em menos de 10 minutos aprende tudo.

Mineração de Bitcoins (Bitcoin Mining))

A MARKETS.COM aceita investidores.
Deposita agora $100 ou 100€!!.
No sistema fiduciário de moedas tradicionais, como o Euro, Dólar ou Iene, os Governos simplesmente imprimem mais dinheiro quando eles precisam. Mas no Bitcoin, o dinheiro não pode ser imprimido – é descoberto. Milhares de computadores à volta do mundo “mineram” moedas competindo uns com os outros.

É assim que funciona o ecossistema Bitcoin. Contudo, vale a pena lembrar que, o grau de dificuldade de mineração de Bitcoins torna-se maior ao longo do tempo, porque existe um número pré-fixado de moedas. Caso contrário, o valor do Bitcoin seria muito menor do que é na realidade.

Como funciona a mineração?

A cada minuto são realizadas milhares de transações, com pessoas a enviar Bitcoins umas para as outras através da rede Bitcoin o tempo todo, mas a menos que alguém seja capaz de manter o registo de todas essas transações, ninguém seria capaz de manter o controlo de quem pagou o quê. A rede Bitcoin lida com isto ao recolher informação sobre todas as transações feitas durante um período de tempo numa lista, chamado bloco.

O trabalho dos “mineradores” é confirmar essas transações, e gravar a informação num local público – o blockchain.


Mineração, Hash, Blocos e Blockchain

O local público com uma longa lista de blocos, é mais conhecido por blockchain. Pode ser usada para explorar todas as transações realizadas por qualquer endereço Bitcoin, a qualquer momento na rede. Sempre que um novo bloco de transações é criado, é adicionado ao blockchain, criando uma longa lista de transações que teve lugar.

Através do site blockchain.info podes acompanhar as milhares de transações realizadas a cada minuto.

Mas, como estamos a lidar com milhões de Bitcoins que valem fortunas o local público tem que ser confiável e ficar guardado digitalmente. Como podemos ter a certeza que o blockchain é de confiança? É aqui que os mineradores entram.

Quando um bloco de transações é criado, os mineradores colocam-no através de um processo. Levam a informação no bloco e aplicam uma fórmula matemática para transformá-lo em outra coisa. Essa outra coisa é mais curta, é uma sequência aleatória de letras e números conhecido como hash.  Este hash é guardado junto com o bloco, no fim do blockchain nesse exato momento.

Os hashes têm algumas propriedades interessantes. É fácil de produzir um hash a partir de uma coleção de dados como um bloco Bitcoin, mas é praticamente impossível descobrir o que eram os dados só de olhar para o hash. E ao mesmo tempo que é muito fácil de produzir um hash de uma grande quantidade de dados, cada hash é único. Basta alterar um caracter num bloco Bitcoin, para o hash mudar completamente.

Os mineradores não usam só as transações nos blocos para gerar um hash. Algumas outras partes dos dados também são utilizados. Uma dessas peças de dados é o hash do último bloco guardado no blockchain.

Por causa que cada bloco de hash é produzido usando o hash do último bloco antes dele, torna-se numa versão digital igual a um selo de cera. Ele confirma que este bloco – e cada bloco após isso – é legítimo, porque se for adulterado, todos sabem.

Se alguma vez tentantes criar uma transação falsa mudando o bloco que já tinha sido guardado no blockchain, o hash do bloco vai mudar também. Se alguém verificasse a autenticidade dos blocos executando uma função de hashing sobre ela, iria descobrir que o era diferente dos que foram guardados junto no bloco no blockchain. O bloco seria imediatamente descoberto como sendo falso.


Competindo por Moedas BTC

Como explicamos acima, é dessa maneira que os mineradores fecham cada bloco. É o seu trabalho. Todos eles competem entre si para fazer isso, usando um software de mineração específico disponível na Internet.

Cada vez que algum minerador cria com sucesso um hash, recebe uma recompensa de 25 Bitcoins, o blockchain é atualizado e todas as pessoas podem saber mais informações. Esse é o incentivo para continuar a minerar, e manter as transações a funcionar.

O processo de mineração pode parecer complicado, mas com este vídeo vais ficar a ver que não é assim tão complicado. É normal que ainda tenhas algum problema a perceber todo o conceito por detrás desta criptomoeda.

Hoje não é mais rentável minerar Bitcoins usando um PC normal, inclusive muitas pessoas que ganhavam dinheiro com a mineração de Bitcoins, passaram para o trading de Bitcoins ou para o negócio de comprar Bitcoins barato e vender mais caro.