Como começar a Investir em Petróleo

Conselhos Investir em PetróleoConheça 8 dicas para começar agora mesmo a investir em petróleo. Descubra os conselhos que os gurus desta matéria prima de elevada rentabilidade partilham sobre investir dinheiro.

O petróleo desde cedo que sempre foi uma commodity bastante interessante para os investidores. Isto porque, além de ser um bem essencial, pois hoje em dia muita da energia produzida é ainda obtida através do petróleo, também não nos podemos esquecer que muitos países em desenvolvimento aumentaram nestes últimos anos o consumo deste ativo. Outro dos fatores que torna o preço do barril de crude instável, sempre a subir e a descer, são as tensões constantes nos países árabes, que apesar de serem um problema para os consumidores, é uma forma de ganhar dinheiro ao negociar petróleo nos mercados financeiros.

Guia para investir dinheiro em petróleo

Se você alguma vez pensou em começar nesta área, mas nunca teve a ajuda de profissionais experientes, aqui ficam alguns conselhos que irão ajudar-lhe a investir em Petróleo e, quem sabe, obter bons rendimentos com as suas poupanças.

  1. Entenda os motivos da subida atual – O barril de petróleo subiu nestes últimos anos mais de 20% e todos os dias os analistas prevêem que suba ainda mais, dadas as condições de mercado. Esta alta violenta deve-se ao aumento da tensão geopolítica nos países árabes e africanos.
  2. Tenha em conta a volatilidade – Um investimento volátil quer dizer que pode sofrer grandes variações de preço, tanto para cima como para baixo. No caso do petróleo, em julho de 2008 o preço do barril chegou aos $147, para pouco depois chegar até aos $70 em dezembro deste mesmo ano, diante dos receios de desaceleração mundial.
  3. Conheça a teoria do oil peak – Também conhecida como cenit do petróleo, pico do petróleo ou esgotamento do petróleo, esta teoria é baseada na taxa de esgotamento a longo prazo do crude, assim como de outros combustíveis fósseis.
  4. Não pense no petróleo como um investimento seguro de capital – Se vermos que uma grande crise está por vir e queremos colocar o dinheiro a salvo, os metais preciosos como o ouro ou a prata podem ser muito melhores. O preço do barril de crude tem uma correlação bastante positiva com a economia a médio e longo prazo, já que quando a atividade se desacelera a procura por petróleo cai igual ao seu preço.
  5. Investimento direto através de ETFs norte-americanos – Um ETF é um fundo cujo objetivo é replicar o valor de um ativo qualquer, e cotar em bolsa nos EUA, como se fosse uma ação. De tal maneira, uma possibilidade de investir em petróleo é ter ou abrir uma conta com um broker dos EUA. Os brokers online norte-americanos têm um mínimo de 3,500 dólares, isto é, a partir desse montante é possível investir. O ETF mais popular que replica o petróleo chama-se United States Oil Fund e está cotado com o símbolo USO. A curto prazo, é possível replicar bem o movimento do barril, embora a médio e longo prazo possa ter problemas.
  6. Investimento direto através de futuros – Um futuro é um derivado de um ativo qualquer, cujo preço varia em função da variação do preço desse ativo, embora mais que proporcionalmente. Algumas sociedades de bolsa (maioritariamente americanas) oferecem este modo de operação aos seus clientes individuais, com custos de transações muito baixos e com a vantagem de uma baixa taxa de investimento inicial, já que se deve depositar apenas o dinheiro que cobre as perdas ou ganhos derivados da variação do preço do petróleo. O que tem que ter em conta é que se o petróleo é um ativo volátil, os futuros são ainda mais. Abra conta numa das melhores corretoras forex. Esta é a melhor forma de investir no petróleo.
  7. Investimento direto através de Warrants – Os warrants podem ser definidos como instrumentos derivados ou opções, emitidos na forma de um título de valor que está cotado na bolsa de valores. O preço dos warrants está relacionado com a cotação de outros ativos financeiros sobre os que emitem, que se chama de ativos subjacentes. Este tipo de ativos está cotado de uma forma muito similar aos futuros, mas é operado maioritariamente por empresas e não por investimentos individuais.
  8. Investimento indireto através de ações de companhias petrolíferas – Se bem que não é o mesmo do que investir diretamente em petróleo, comprar ações de empresas petrolíferas na bolsa pode ser uma boa alternativa.

Caso tenha alguma dúvida sobre esta matéria-prima, recomendamos que visite o site investirempetroleo.com, onde poderá encontrar diversas dicas, como investir dinheiro, o preço de hoje deste ativo, entre outras coisas.

Artigo classificado como:

  • açoes de petroleo