CFD – O que são?

Investimentos CFDSaiba o que são os CFD, um instrumento financeiro muito popular entre investidores e um investimento de alto risco. Descubra o que significa e conheça vários pormenores para investir dinheiro.

O Contrato por Diferença (CFD) ou Contract for Difference, em inglês, é um produto que permite aproveitar os movimentos no preço das divisas e índices estrangeiros sem comprar ou vender. Isto significa que se comprar um Contrato por Diferença (CFD) da empresa ABC, você não compra o número correspondente de ações, mas tem a oportunidade de ganhar com a diferença entre o preço de compra e venda. Por exemplo, se o preço das ações da Intel é 30 dólares e tem a opinião que estão a um preço baixo, então compra um CFD de 150 ações da Intel. Se o preço baixar para 29,50 dólares, você irá ter uma perda de 75 dólares.

Guia sobre CFDs

A negociação de índices estrangeiros é igual à compra e venda destes instrumentos para obter ganhos com as valorizações. Um índice é composto de ações individuais e o seu nível é determinado pela média ponderada do preço destas ações. O índice industrial Dow Jones é composto por ações das 30 empresas industriais líderes nos EUA e o índice NASDAQ 100 é composto por ações das 100 empresas de tecnologia mais populares.

Por exemplo, se o índice Dow Jones está atualmente ao nível 8700 e quer realmente comprar, necessitará no mínimo de 1305 dólares na sua conta (a quantidade da margem é de 15% sobre o valor do índice). Se o Dow Jones chegar a 8900, irá ganhar 200 dólares e pelo contrário, irá perder 100 dólares se baixar para os 8600 pontos.

Como posso ganhar dinheiro?

Através dos CFD é possível investir dinheiro em índices, ações, setores, divisas, metais preciosos, commodities, obrigações e opções.

Short Selling

As vendas a curto ou short selling também lhe dão a oportunidade de ganhar dinheiro não só apenas quando os mercados financeiros sobem, mas também quando os mesmos descem. Se prever que os preços das ações ou de um índice vão descer, então poderá vender a ação com a intenção de obter ganhos para comprar mais tarde a mesma ação, mas a um preço mais baixo. As vendas a curto terminam quando compra a mesma quantidade de ações ou de índices.

Por exemplo, se o preço de uma ação da Intel é de 30 dólar e você prevê uma desvalorização, então vai vender 100 ações a este preço. Mais tarde, quando o preço baixa para 27 dólares por ações, você compra a mesma quantidade de ações, fechando a sua posição e obtendo ganhos de 300 dólares (ou 3 dólares por ação).

Embora o Contrato por Diferença (CFD) seja um instrumento em vez de um ativo, este dá ao proprietário certos direitos que os proprietários do ativo base também têm. Estes são o direito aos dividendos, de divisão ou fusão do capital acionista. Os CFD não dão direito à propriedade dos ativos da empresa, nem direito a votar e não são transferíveis nem é possível negociar em mercados regulados. Os geradores de mercado que oferecem estes instrumentos têm o direito de fechar posições dos seus clientes se o considerarem necessário. As transações de CFD terminam no dia em que são fechadas.